Sociedade Cultural e Beneficente União (SCBU)

Previous slide
Next slide

Nome: Sociedade Cultural e Beneficente União

Endereço: Rua Júlio de Castilhos, nº 1585

Bairro: Goiás

Cidade: Santa Cruz do Sul

UF: RS

CEP: 96810-246

Presidente: Marta Regina dos Santos Nunes

Data de fundação: 01/07/1923

Situação: Ativo

A Sociedade Cultural e Beneficente União é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo divulgar e preservar a cultura afro-brasileira em Santa Cruz do Sul/RS. A SCBU foi fundada em 1º de julho de 1923, pelos senhores João Antônio Lopes, Olmiro Bastos, José Garibaldi Filho, Agenor Garibaldi e Manuel Flores. Inicialmente, a entidade nasceu Esporte Clube União. O clube possui uma escola de samba desde os anos 70 (Acadêmicos do União).

Durante os anos de atividade, a SCBU trabalhou/trabalha no intuito de proporcionar à comunidade afrodescendente, um local onde pudesse se reunir para atividades sociais, esportivas e culturais, através de eventos tais como: bailes, jantares, bailes de debutantes, chá, confraternizações, torneios, saraus, entre outros. A entidade possui projetos sociais desde 2009 aprovados em âmbito municipal, estadual e nacional, sendo reconhecida como Ponto de Cultura do Rio Grande do Sul desde 2015.

 

“O clube social negro que estou presidenta fica na cidade onde acontece a Oktoberfest que vai começar semana que vem, dois dias depois a gente tem um pagodinho (…) Então, isso, essas ações festivas de lazer, de encontro, de aconchego, de abraço, de olho no olho são também marcas dos nossos espaços negros e isso também tem sido uma luta (…) da gestão desses espaços”. (Marta Regina dos Santos Nunes – Presidente da SCBU: Seminário 150 Anos Floresta Aurora/2022).



Referências:

 

Câmara Santa Cruz. Disponível em: https://www.camarasantacruz.rs.gov.br/documento/projeto-29-l-2013-27363

 

Seminário Internacional 150 Anos Floresta Aurora – Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio. Porto Alegre, 2022.

 

SILVEIRA Helen da Silva. A força viva da cor preta: associativismo negro como caminho no vale do Rio Pardo (1880-1940). Porto Alegre, 2021.