Associação Satélite Prontidão - ASP

Previous slide
Next slide

Nome: Associação Satélite Prontidão

Endereço: Rua Adalberto Rangel, nº 528

Bairro: Rubem Berta

Cidade: Porto Alegre

UF: RS

CEP: 91180-840

Presidente: Richard Evandro Guterres Alves

Data de fundação: 20/04/1902

 

Situação Atual: Ativo

 

 

Clube Social Negro fundado em 20 de abril de 1902, por famílias negras porto-alegrenses. No início, o nome escolhido foi “Sociedade Satélite Porto-Alegrense”. Anos depois, em 1925, surgiu o “Grupo Carnavalesco Prontidão”, fundado por José de Oliveira Lomando, Oscar Martins, Antônio de Hermínio de Oliveira e Aderbal Braz. Foi a partir desse grupo que aconteceu a fusão das duas entidades no ano de 1956, estabelecendo sua sede própria e sendo reconhecido com o nome que tem hoje: “Associação Satélite Prontidão”.

É a partir da década de 70, com o “Grupo Jovem Razão Negra”, que o clube começa a ter contato com discussões mais políticas que abrangem desde o racismo até à saúde da mulher negra. Destaca-se também, nessa época, o papel fundamental das mulheres negras dentro do Satélite Prontidão. Muitas das atividades realizadas no clube foram idealizadas por mulheres através do “Grupo Senhoras Prontistas”. Esse movimento cooperou para que as mulheres negras clubistas da ASP dos dias atuais, tenham grande importância e destaque nas mais variadas áreas de atuação.

A ASP ao longo dos seus 120 anos, tem colaborado com a preservação da cultura negra na cidade de Porto Alegre através da atuação na área social, educacional e recreativa. Como exemplo de recreação e sociabilidade, configuram-se os famosos bailes e festividades que embalaram toda uma geração: “Baile de Debutantes”, “Baile dos Solteiros”, “Baile do Chopp”, “Baile dos 10 Mais”, Bailes de Aniversário, “Troféu Zumbi”, “A Mais Bela Negra”, etc. Já na área da educação, o Satélite Prontidão, promove o Projeto Pré-Vestibular, antigo Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares, que contempla jovens e adultos de baixa renda a ingressarem no ensino superior. 

O clube, possui também, o Departamento de Pesquisa e Acervo, Biblioteca e o Memorial ASP. No ano de 2009, a Associação Satélite Prontidão é declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, através da Lei nº 13.183.

“(…) qual a visão de futuro que nós queremos para os nossos clubes sociais negros, quais são os rumos e posturas que os CSN devem tomar para que permaneçam por mais décadas. (…) basta nós revivermos, imaginarmos o quão difícil foi para quem nos antecedeu (…) o quanto foi difícil para aqueles que nos antecederam, o trabalho árduo para a criação, manutenção, sustentabilidade das nossas entidades para que pudéssemos estar aqui hoje”. (Richard Evandro Guterres Alves – Presidente da ASP: Seminário 150 Anos Floresta Aurora/2022).

“(…) a gente não pode deixar de fugir, é a questão da economia dos clubes sociais negros. Por exemplo, a relatório que o IPHAN nos trouxe do mapeamento dos CSN no ano de 2015/2016, a situação que os clubes negros se encontravam. E eu posso dizer hoje na condição de presidente do Satélite Prontidão nós também estamos numa posição de que temos que nos reinventar, temos que nos adaptar às novas exigências para o funcionamento das nossas sedes para que nós possamos receber os nossos associados com segurança (…) nos preocupamos com a qualidade e o nível de serviço que vamos oferecer.” (Richard Evandro Guterres Alves – Presidente da ASP: Seminário 150 Anos Floresta Aurora/2022).

Referências:

 Estado do Rio Grande do Sul. Assembleia Legislativa. Lei Nº 13.183, de 23 de Junho de 2009. Disponível em: <http://www.raulcarrion.com.br/gabinete/projetos/LEI_13183.pdf

FEIJÓ, Ana Lúcia Felippe. Os 110 anos da Associação Satélite Prontidão em uma viagem através da fotografia. Porto Alegre, 2013. 

Seminário Internacional 150 Anos Floresta Aurora – Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio. Porto Alegre, 2022.

Site Satélite Prontidão. Disponível em: <https://sateliteprontidao.webnode.page>.