Clube 24 de Agosto
Atualmente, além dos grandes bailes de domingo – antes da situação de isolamento social causada pela pandemia da covid19 – o Clube realiza diversas atividades no município de Jaguarão, como a Semana da Consciência Negra em parceria com outras instituições, concursos da Mais Bela Negra, rodas de memória e muitas outras atividades culturais e pedagógicas.
Em 2013, após vencer um edital referente à criação de Pontos de Cultura no estado gaúcho, o Clube Social 24 de Agosto passou a ser também conhecido como Ponto de Cultura, sendo certificado como tal pelo até então Ministério da Cultura. Desta forma, passou a ser fortalecido com a política pública que visava fortalecer as políticas culturais já existentes no “24”, como é carinhosamente chamado por seus associados e associadas. Dentro do Clube e Ponto de Cultura acontece as aulas de capoeira ofertadas pelo Mestre Dinho do Coletivo Ararirê Oxóssi, atividades afrorreligiosas desenvolvidas pela Yalorixá Mãe Nice D’Xangô e seu respectivo Ilê e do Coletivo Cultural Abi Axé.
Ainda dentro das paredes deste território negro, encontramos o Centro de Documentação do Clube 24 de Agosto, que além de arquivar adequadamente seus próprios documentos, fotografias e objetos, faz-se ainda a salvaguarda do mapeamento dos Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai.
Referência:
AL-ALAM, Caiuá; ESCOBAR, Giane Vargas; MUNARETTO, Sara Teixeira;(Organizadores). Clube 24 de Agosto (1918-2018): 100 anos de resistência de um clube social negro na fronteira Brasil-Uruguai. Porto Alegre: Ilu Editora, 2018
Como chegar:
ENDEREÇO:
Rua Augusto Leivas, 317
Centro – Jaguarão/RS – Brasil
CEP: 96300-000
FONE:
(53) 3261-5491