Clube 24 de Agosto

Fundado no dia 24 de Agosto de 1918 no município de Jaguarão por Malaquias Oliveira e Theodoro Rodrigues, este Clube centenário se consolidou como um grande espaço de aquilombamento na fronteira do extremo sul do estado do Rio Grande do Sul. O Clube que já enfrentou e enfrenta alguns problemas causados pelo racismo estrutural quase perdeu a sua atual sede, que foi erguida coletivamente pelas mãos dos associados na década de 1970. Mas com a força do abraço negro, teve seu território protegido se tornando no ano de 2012 Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul na condição de Clube Social Negro.

Atualmente, além dos grandes bailes de domingo – antes da situação de isolamento social causada pela pandemia da covid19 – o Clube realiza diversas atividades no município de Jaguarão, como a Semana da Consciência Negra em parceria com outras instituições, concursos da Mais Bela Negra, rodas de memória e muitas outras atividades culturais e pedagógicas.

Em 2013, após vencer um edital referente à criação de Pontos de Cultura no estado gaúcho, o Clube Social 24 de Agosto passou a ser também conhecido como Ponto de Cultura, sendo certificado como tal pelo até então Ministério da Cultura. Desta forma, passou a ser fortalecido com a política pública que visava fortalecer as políticas culturais já existentes no “24”, como é carinhosamente chamado por seus associados e associadas. Dentro do Clube e Ponto de Cultura acontece as aulas de capoeira ofertadas pelo Mestre Dinho do Coletivo Ararirê Oxóssi, atividades afrorreligiosas desenvolvidas pela Yalorixá Mãe Nice D’Xangô e seu respectivo Ilê e do Coletivo Cultural Abi Axé.

Ainda dentro das paredes deste território negro, encontramos o Centro de Documentação do Clube 24 de Agosto, que além de arquivar adequadamente seus próprios documentos, fotografias e objetos, faz-se ainda a salvaguarda do mapeamento dos Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai.

Referência:

AL-ALAM, Caiuá; ESCOBAR, Giane Vargas; MUNARETTO, Sara Teixeira;(Organizadores). Clube 24 de Agosto (1918-2018): 100 anos de resistência de um clube social negro na fronteira Brasil-Uruguai. Porto Alegre: Ilu Editora, 2018

Como chegar:

ENDEREÇO:
Rua Augusto Leivas, 317
Centro – Jaguarão/RS – Brasil
CEP: 96300-000

FONE:
(53) 3261-5491