Equipe
Coordenação do Projeto
Profª Drª Giane da Silva Vargas
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, Jaguarão/RS e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, FABICO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Idealizadora e membra do Coletivo Atinúke e do Grupo de Estudos AFROnteiras Negras Unipampa. Coordenadora do NEABI Mocinha e do Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil-Uruguai: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais. Sócia Honorária do Clube 24 de Agosto.
Prof. Me. Eráclito Pereira
Museólogo, Mestre em Patrimônio Cultural, Griô Aprendiz, Doutorando em Educação (PPGEdu/UFRGS), Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vice-coordenador da Regional Sul do CONNEABS/ABPN. Coordenador Adjunto do Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai: mapeamento, memória, patrimonialização e educação das relações étnico-raciais”.
Pesquisadores/as integrantes
Andressa Luiza Alves
26 anos, natural de Brasília. Estudante de Licenciatura em História (UNIPAMPA). Integrante do NEABI – Mocinha, integrante e pesquisadora do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil: mapeamento, memória, patrimonializaçao e Educação das Relações Étnico-Raciais, participante do Grupo de estudo AFROnteiras Negras da UNIPAMPA e bolsista di PIBID História Unipampa.
Ariane Andrade
Natural de Nova Iguaçu/RJ. Graduanda lincenciatura história pela a Universidade Federal do Pampa – Campus: Jaguarão/RS. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID história (2020-2022). Pesquisadora e bolsista no projeto de pesquisa Clubes Sociais Negros – Articulação: Sul – Sul. Integrantes do Núcleo de Estudo Neabi Mocinha – Campus: Jaguarão/RS, AFROnteiras Negras Unipampa, Clubes Sociais Negros Brasil e Uruguai e do Projeto de formação de Educação para às Relações Étnico-raciais – ERER.
Bruna Rodrigues
Formada em Produção e Política Cultural (UNIPAMPA). Instrumento Potencializador de Narrativas Descentralizadas. Produtora Cultural & Pesquisadora Mineira.
Caroline Coutinho Belchior
Sou a Caroline Coutinho Belchior, mulher negra, mãe do Pedro e filha da Rosani e do Dilson. Mestranda, graduada em Pedagogia, especialista em Educação Inclusiva e professora da Educação básica, anos iniciais, venho me descobrindo e estabelecendo relações que estão me propondo identificar-me mais ainda com minha “negritude”. Desde o ingresso no mestrado (UNIPAMPA – out/2020), venho fortalecendo-me através de verdadeiros espaços de aquilombamentos entre pessoas que muito enriquecem minhas práticas de resistência e existência negra. Dentro do Grupo de Estudo e Pesquisa dos Clubes Sociais Negros construo junto à minha formação acadêmica, novos direcionamentos na visão de combate ao racismo e promoção da educação para as relações étnico raciais também dentro da Educação Básica, local onde atuo e vislumbro um protagonismo negro positivo de visibilidade e possibilidades de cultura, lazer e educação.
Cátia Cilene Morais Dutra
Mulher, negra, mãe e avó, professora com graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), Especialização em Psicopedagogia pela UFSM, acadêmica no Curso de Geografia na Unipampa e Mestranda em Patrimônio Cultural pela UFSM, está como presidente do Clube Recreativo Harmonia ,no Conselho Municipal de Política Cultural representa o segmento Afro e ocupa interinamente a presidência, ativista no Movimento Negro, atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Caçapava do Sul , produtora cultural, integra como diretora de Projetos o Grupo de Dança e Cultura Afro- brasileira Clara Nunes.
Cristian Eduardo Borges Pereira
Estudante da educação básica, intregante do Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil: mapeamento, memória, patrimonialização e educação para as relações étnico-raciais”, intregante NEABI Mocinha, AFROnteiras Negras Unipampa e bolsista no projeto Clubes Sociais Negros: Articulação Sul-Sul.
Fernanda Daniela Olivar Rodríguez
Maestranda en Antropología social (Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación,Udelar), Especialista en Políticas Sociales (Facultad de Ciencias Sociales,Udelar), Docente Asistente Departamento de Medicina Familiar y Comunitaria (Facultad de Medicina,Udelar). Integrante del Colectivo de Estudios Afrolatinoamericanos (Csic, Udelar).
Me. Joana Flores
Doutoranda em Crítica Social pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB, integra o Grupo de Estudos do Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil: Mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais”, mestra em Museologia e autora dos livros: “Catrapissu: A menina que não existia” (2020); “Mulheres Negras e Museus de Salvador: diálogo em branco e preto” (2017); “O dia em que as crianças salvaram a terra” (2010) em co-autoria com Cristina Vieira, além de participações na Antologia “Mulheres Poesia” (2020).
Joana de Cassia Prudencio
Formação : Serviço Social.
Participante do Movimento de Clubes Sociais Negros desde 2006. Participante da Diretoria Executiva do Clube 28 de Setembro nos periodos: 01/01/2007 a 31/12/2009 e 01/06/2016 a 01/05/2017.
Lara Cornelio
Membro do Coletivo Atinuké, Professora da rede municipal de POA e estadual no município de São Sepé, licenciada em Teatro pela UFSM, mestranda em Letras pela UFRGS, pesquisadora sobre relações étnico-raciais e literatura negro-brasileira.
Rodrigo Francisco
Estudante do curso de Produção e Política Cultural (UNIPAMPA), produtor cultural, curador e documentarista. Idealizador e co-coordenador do projeto de extensão CiNEGUIM, integrante do NEABI Mocinha, do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil: mapeamento, memória, patrimonialização e educação para as relações étnico-raciais.
Thomas Machado Raymundo
Estudante do Curso de Informática para internet no IFSul campus Jaguarão. Integra o Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil. Possui ensino-fundamental-pelo Instituto Estadual De Ensino Espírito Santo(2019) e atualmente cursa informática para internet no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense.
Me. Vander Duarte
Vander Duarte é mestre em Patrimônio Cultural, especialista em Ética e Educação para os Direitos Humanos, bacharel em Arquivologia e licenciado em História.