Projeto “Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto”

O Projeto de Pesquisa “Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto: identidades, representações e trajetórias de mulheres de um Clube Social Negro na fronteira Brasil-Uruguai” articula questões de gênero, raça e classe social com o objetivo de realizar uma análise cultural, em que são personagens centrais, as rainhas do Clube 24 de Agosto, da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, numa trajetória de um século de existência. A pesquisa busca refletir sobre as situações de racismos pelas nas quais essas mulheres foram implicadas. Entre os anos de 2017 e 2018 realizaram-se entrevistas com 11 mulheres negras, que foram rainhas do Clube Social Negro 24 de Agosto. Os diálogos respeitaram o princípio da ancestralidade e nas primeiras interlocuções foram ouvidas as rainhas mais velhas, observando-se o pesar do falecimento da Rainha Eva Neuza. A maioria das mulheres negras entrevistadas nasceram no município de Jaguarão/RS e relataram situações de racismo. Esta é uma exposição itinerante que tem o intuito de visibilizar a narrativa de mulheres negras que não estão presentes na historiografia oficial e que forjaram suas identidades no interior do Centenário Clube Social Negro 24 de Agosto.

Referências:

ESCOBAR, Giane Vargas. “Para encher os olhos”: Identidades e Representações Culturais das Rainhas e Princesas do Clube Treze de Maio de Santa Maria no Jornal A Razão (1960-1980). Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria. 2017.

ESCOBAR; Giane Vargas et al. Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto: identidades, representações e trajetórias de mulheres de um clube social negro na fronteira Brasil-Uruaguai. In: AL-ALAM, Caiuá; ESCOBAR, Giane Vargas; MUNARETTO, Sara Teixeira;(Organizadores). Clube 24 de Agosto (1918-2018): 100 anos de resistência de um clube social negro na fronteira Brasil-Uruguai. Porto Alegre: Ilu Editora, 2018

Acessar exposição:

Integrantes:

Profª. Drª. Giane Vargas
Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto.

Professora Adjunta dos Cursos de História-Licenciatura e Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão (Unipampa).

Coordenadora do NEABI Mocinha – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Unipampa – Campus Jaguarão.

Caroline Maria dos Santos Souza
Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural – Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão

Bolsista CNPQ/Ações afirmativas.

Andressa Luiza Alves
Curso de Licenciatura em História – Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão.

Bolsista FAPERGS.

Fernanda Vitória Nunes
Curso de Licenciatura em Letras- Port./Esp. – Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão.

Voluntária

Thawane Vieira Nobre Soares
Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática – IFSUL/Campus Jaguarão

Bolsista CNPQ/Ensino Médio

Athemis Nunes da Fonseca
Design e Diagramação

Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural – Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão

Bolsista PET – PPC (Programa de Educação Tutorial – Produção e Política Cultural)